quarta-feira, 25 de junho de 2008

Celebridade Local

A televisao americana reserva uma parte de seus comerciais para a propaganda de lojas e empresas locais a sua cidade ou regiao próxima. No Brasil, voce só ve comercial de lojas americanas, casas bahia (quer pagar quanto!). Mas e o açogue da sua rua? e a farmácia da esquina (desde que nao seja uma pacheco ou drograrias Max). E a padaria do seu manéu? Aonde ele vai anunciar seus pães quentinhos e saborosos? Aqui é na TV! Acho a iniciativa muito legal. Vamos combinar, algumas lojas dispensam anuncios, ou pelo menos dispensam serem anunciadas de 5 em cinco minutos. Mas ai é que vem a pergunta, quem vai fazer o comercial da padaria? Seu manéu ora pois! Entao imagina o naipe dos comerciais que rolam por aqui, vao do hilario ao sofrivel ao "nao guento, vou desligar a TV". O legal é ficar procurando quem do comercial voce conhece. Afinal se sao lojinhas locais da sua rua, a chance de ter cara conhecida na tv é muito grande.

Eu particularmente convivo entre estrelas locais. A esposa do cara que me vendeu o carro na Toyota trabalha no meu corredor e ele é o galã do comercial da toyota local. Com isso no comercial já aparecem ele e a esposa. Ainda tem aqueles figurantes que ficam parados e quando a camera passa eles dao meio segundo de olhada para a camera e começam a balançar a cabeça concordando e sorrindo ou a apertar as mãos no sinal de "fechado, comprei o carro". Todos eles trabalham no meu corredor tb! Só estrelas de Muscawood, Muscatine + Hollywood!

Prometo que quando eu estrelar um comercial por aqui eu coloco ele no youtube.

Voce ainda trabalha aqui?

O conceito de trabalho , a visao que os americanos tem de trabalho a a sua relaçao com ele , realmente é bem diferente da que temos no Brasil. Para começar , diria que a filosofia segue os ensinamentos no mestre Seu Madruga: 'Nao existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar'. hahaha, brincadeira, bem, meia brincadeira só porque aqui nao existe trabalho ruim. Por exemplo, muitos empregos que no Brasil sao considerados sub-empregos aqui nao sao. Um exemplo, caixa de supermercado. No Brasil é considerado um emprego para as camadas de base da sociedade, aqui nao. Tenho um amigo que trabalha num mercado e ele está terminando economia na faculdade. Muita gente que ainda estuda na high school (segundo grau daqui) nas ferias trabalha. Vai lavar carro, vai carregar sacola, vai ser graçom/garçonete, enfim o que tiver eles estao ai. Assim é que eles conseguem comprar o seu próprio carro, comprar seus video games, suas roupas, enfim ajudar em casa quando precisa. Não existe (pelo menos nas cidades que eu pude visitar) um preconceito para esse o aquele emprego. Um exemplo otimo é de um gerente aqui da empresa , mora num casarao lindo, mas sua filha trabalha de recepcionista ou garçonete (nao me lembro agora). Acho isso fantastico. Quando essa moça se formar e começar a exercer sua profissao dará muito mais valor e terá muito mais respeito aos que estao iniciando nas "categorias de base".

Devido a esse diferente olhar sobre trabalho, a flexibilidade de horarios e carga horaria semanal é bem interessante. Pense, se eu tenho um aluno da high school como empregado meu, haverá dias em que ele terá uma atividade extra e nao poderá vir, terá semana de prova, tem muita gente idosa trabalhando. Enfim a sociedade está preparada para isso. Por exemplo, tem aluno que estuda fora de sua cidade , entao na época de ferias volta para sua casa em outro estado, logo nesses meses nao trabalha, mas tb nao ganha, hehe, ta querendo moleza né. Nao se esqueçam que getulio vargas nao passou por aqui, ou seja, nao tem fgts, nao tem seguro desemprego, nao tem 13, e as ferias sao bem diferentes, sao 15 dias nao tem 1 mes de feeeerias. Na verdade , quanto mais tempo voce tem de casa mais direito a ferias voce tem, o que incentiva a pessoa a permanecer na companhia as much as possible. Resumindo, trabalhou ganhou , nao trabalhou , nao ganhou, fácil.

Com tudo isso termino deixando uma conversa no mercado entre a caixa e uma menina que estava na fila na minha frente. Elas se conheciam, e estavam conversando enquanto a caixa passava as minhas compras.

-Oi.
-oi, tudo bem?
- tudo e voce?
- tudo bem, como vao as coisas?
- ta tudo bem, estou fazendo isso, e aquilo, passei para o 2 semestre do college (faculdade)
- ai que legal, eu tb passei em tudo
- bla bla bla (37x)
- bla bla bla (48x) "essa falava mais que a outra"
- voce ainda trabalha aqui?
- trabalho sim
- tem um tempao que eu nao te vejo
- é, estou vindo trabalhar mesmo agora, p causa das ferias quero descansar um pouco.
- ah tá, a gente se ve entao.
- ta bom, bye.
- bye.

Ou seja, a menina que estava comprando trabalha no mercado mas tinha tempo que a caixa nao a via, a ponto de pensar que ela nao estava mais trabalhando lá. Elas eram colegas de trabalho. Isso porque ela estava indo menos vezes por semana para o trabalho, para aproveitar as ferias depois de um semestre puxado. Detalhe: O mercado nao é grande.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Microsoft Minutes

Essa é rapidinha mas muito engraçada, meio nerd mas mesmo assim é engraçada, hehe.

Um amigo meu aqui pediu para mover os arquivos de um computador para outro. Como estava demorando para aparecer os arquivos ele resolveu ligar para o rapaz do suporte técnico que ficou de fazer isso. Ele perguntou :
- Quanto tempo falta para terminar a copia dos arquivos?
- faltam 4 microsoft minutes.

Que raios é isso? Microsoft minutes. Ele explicou assim: Sabe quando voce faz alguma coisa no windows e fica marcando quantos minutos restam para finalizar a tarefa? 1 minutos restantes, etc. Agora com certeza voce já passou por uma situaçao em que aparece a mensagem "2 minutos restantes" e fica nisso pelo menos uns 5 ou 6 minutos. Entao concluimos que esses minutos nao estao na mesma escala de tempo que dos nossos relogios normais, logo para diferenciar um minuto do outro, chamamos os minutos que aparecem nessas mensagens do windows de microsoft minutes. Assim se alguem te falar que faltam 2 microsoft minutes, ja se prepare para esperar 5, 6 ou até mesmo 30 segundos, vai saber.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A xicara e o café

Muito legal esse texto que recebi e estou colocando para qeu voces possamos parar e refletir um pouco sobre:

Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade.
Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.
Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem.
Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse:
'Se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás.
Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse.
Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café.
Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo.
O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras... e então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros. Agora pensem nisso:
'A Vida é o café, e os empregos, dinheiro e posição social são as xícaras.
Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a Vida...
E o tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de Vida que vivemos.
Às vezes, ao concentrarmo-nos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu.'

Deus côa o café, não as xícaras... Saboreie seu café!!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Perolas de Comercial - Parte 1: Tome Mecuidol

Aqui nos Estados Unidos , só tem comercial de carro, comida e remédio. Dentre estes acho que os mais interessntes sao os de remédio. Veja a dramatizaçao dos comerciais de remédio que rolam por aqui, afinal sao todos iguais, alguem sorrindo, feliz, junto da familia, num campo verde ou tomando um chá com cabelo molhado, para dizer: sou feliz pacas, estou tomando um banho as 3:30 da tarde pq eu já cheguei do trabalho, nao peguei nenhum transito , estou super de bem com a vida pq eu tomei o remedio mecuidol.

Agora veja como sao os comerciais aqui:

"Se voce tem dor de garganta, nao fica tossindo de 3 em 3 segundo , tome mecuidol. Com mecuidol, um formula aprovada pelos cientistas (ainda que foi aprovada né), sua garganta ficará lisinha, lisinha, voce poderá sorrir novamente. Mecuidol, tem um principio ativo (pq se fosse passivo seria soro, nao remedio) 10 vezes mais forte que o seferrol, portanto na hora comprar o seu xarope para a garganta escolha sempre mecuidol.

Mas atençao, mecuidol pode causar os seguintes efeitos colaterias: Combustao humana Espontanea, infarto, derrame, dores no peito, queimacao, diarréia, queda de pressao, pressao alta, pensar que virou o novo american idol e sair cantando sozinho pela casa, queda de cabelos, frieira no pé, se auto entitular um dos Oceanic six (para quem ve Lost vai entender), pereba no nariz, secreçao, concentracao de meleca e dores de garganta.

mecuidol, o seu melhor amigo contra a dor de garganta."

Tirando a combustao humana espontanea, que nao é comprovada cientificamente, o resto nao é tão exagero nao, acreditem.

Tomara que eu nunca tenha dor de garganta aqui.