quarta-feira, 25 de junho de 2008

Voce ainda trabalha aqui?

O conceito de trabalho , a visao que os americanos tem de trabalho a a sua relaçao com ele , realmente é bem diferente da que temos no Brasil. Para começar , diria que a filosofia segue os ensinamentos no mestre Seu Madruga: 'Nao existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar'. hahaha, brincadeira, bem, meia brincadeira só porque aqui nao existe trabalho ruim. Por exemplo, muitos empregos que no Brasil sao considerados sub-empregos aqui nao sao. Um exemplo, caixa de supermercado. No Brasil é considerado um emprego para as camadas de base da sociedade, aqui nao. Tenho um amigo que trabalha num mercado e ele está terminando economia na faculdade. Muita gente que ainda estuda na high school (segundo grau daqui) nas ferias trabalha. Vai lavar carro, vai carregar sacola, vai ser graçom/garçonete, enfim o que tiver eles estao ai. Assim é que eles conseguem comprar o seu próprio carro, comprar seus video games, suas roupas, enfim ajudar em casa quando precisa. Não existe (pelo menos nas cidades que eu pude visitar) um preconceito para esse o aquele emprego. Um exemplo otimo é de um gerente aqui da empresa , mora num casarao lindo, mas sua filha trabalha de recepcionista ou garçonete (nao me lembro agora). Acho isso fantastico. Quando essa moça se formar e começar a exercer sua profissao dará muito mais valor e terá muito mais respeito aos que estao iniciando nas "categorias de base".

Devido a esse diferente olhar sobre trabalho, a flexibilidade de horarios e carga horaria semanal é bem interessante. Pense, se eu tenho um aluno da high school como empregado meu, haverá dias em que ele terá uma atividade extra e nao poderá vir, terá semana de prova, tem muita gente idosa trabalhando. Enfim a sociedade está preparada para isso. Por exemplo, tem aluno que estuda fora de sua cidade , entao na época de ferias volta para sua casa em outro estado, logo nesses meses nao trabalha, mas tb nao ganha, hehe, ta querendo moleza né. Nao se esqueçam que getulio vargas nao passou por aqui, ou seja, nao tem fgts, nao tem seguro desemprego, nao tem 13, e as ferias sao bem diferentes, sao 15 dias nao tem 1 mes de feeeerias. Na verdade , quanto mais tempo voce tem de casa mais direito a ferias voce tem, o que incentiva a pessoa a permanecer na companhia as much as possible. Resumindo, trabalhou ganhou , nao trabalhou , nao ganhou, fácil.

Com tudo isso termino deixando uma conversa no mercado entre a caixa e uma menina que estava na fila na minha frente. Elas se conheciam, e estavam conversando enquanto a caixa passava as minhas compras.

-Oi.
-oi, tudo bem?
- tudo e voce?
- tudo bem, como vao as coisas?
- ta tudo bem, estou fazendo isso, e aquilo, passei para o 2 semestre do college (faculdade)
- ai que legal, eu tb passei em tudo
- bla bla bla (37x)
- bla bla bla (48x) "essa falava mais que a outra"
- voce ainda trabalha aqui?
- trabalho sim
- tem um tempao que eu nao te vejo
- é, estou vindo trabalhar mesmo agora, p causa das ferias quero descansar um pouco.
- ah tá, a gente se ve entao.
- ta bom, bye.
- bye.

Ou seja, a menina que estava comprando trabalha no mercado mas tinha tempo que a caixa nao a via, a ponto de pensar que ela nao estava mais trabalhando lá. Elas eram colegas de trabalho. Isso porque ela estava indo menos vezes por semana para o trabalho, para aproveitar as ferias depois de um semestre puxado. Detalhe: O mercado nao é grande.

Nenhum comentário: