segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cultura ou Conciencia?

Eu ia fazer apenas um comentário sobre o debate jack x tat, com relacao ao meu ultimo post sobre os envelopes. Mas como ficou grande demais, resolvi promover o comentário a post. Para conhecer od pormenores do debate , leia a pagina de comentários do ultimo post.

O debate resumidamente entre os dois debatedores é: a implantacao de envio de cheques para pagamento de contas pelo correio funcionaria ou nao funcionaria no brasil. Bem acho que os dois "concordam" que nao funcionaria, mas a questao é porque nao? A Tat acha que nao meter a mao nas cartas , entao temos um problema de conciencia. O jack acha que nao funciona porque nao é cultura do povo essa pratica, por isso nao é implantado, ou seja, questão de cultura.

E ai: Cultura ou Conciencia?

Para colocar mais fogo na discussao, eu vi um anuncio de uma empresa que trabalha com compra e venda de peças de ouro, joias, etc.
Funciona assim: voce coloca a sua joia de ouro em um envelope, hehe, manda para a empresa e eles te mandam um cheque com o valor. É muita confiança né.E ai galera, qual o comentario de voces desse servico? será que pega no brasil?

Dou razao para o jack e para a tat. Acho que é uma questao cultural sim, mas tb acho que a conciencia coletiva do povo ainda está muito aquém de permitir implantar esse tipo de coisa. Outro problema que vejo é que os taloes de cheque sao caros. Além disso , se eu nao me engano , paga-se uma taxa para cada cheque menor que um valor X. Entao, tem mais esse agravante.

Mas nao pensem que isso faz do brasil 3º mundo nao, pois aqui o servico de internet banking ainda está engatinhando, o brasil está muito avançado nesta área. por exemplo, as contas aqui nao tem aquele codigo de barras para pagar online, ou no caixa eletronico. Mas o banco nao tem fila. Mas tem que ir lá pessoalmente. Mas nao existe "taxa de manutençao de conta". Enfim, cada lugar tem suas vantagens e desvantagens.

Que tal fazermos um teste agora, todos aqueles que leram esse post podem mandar um cheque de cem reais para mim aqui nos eua, e eu mando os cheques de volta p o brasil e peço para alguem depositar na minha conta, será que vai funcionar? Vamos testar? hehee.

6 comentários:

Kraemer Pinheiro disse...

Eu já mandei R$ 300,00 em cédulas de 100 para a minha irmã lá no Rio Grande do Sul. Isso dentro de um envelope comum (com selo normal) e chegou! Claro que eu coloquei as cédulas dentro de uma folha de caderno dobrada para que ninguém visse.
Eu acho que aqui no Brasil para essa cultura se estabelecer, o pessoal teria que ter consciência de que os cheques rodam por aí e ninguém pode se adonar.
O grande problema é que se o pessoal tomar conhecimento que tem cheque e jóias rodando por aí, em breve as duas carreiras mais disputadas serão a de político e a de carteiro. :)

Ozonetat disse...

Eu já estava escrevendo o cheque de 10 mil pra te mandar, mas ai lembrei que é até proibido mandar dinheiro aqui no brasil pelo correio.. tem que fazer vale postal, pagar um bando de taxas... e se for para o exterior, mais um monte de imposto.. ou seja, se arriscar mandar dinheiro e sumir nao tem nem como reclamar depois.. nem se colocar seguro..

Uma vez eu fiz um vale postal pros EUA tive que pagar quase o dobro do valor por causa do imposto e das taxas e levou 3 meses pra chegar!!! Se tivesse mandado o dinheiro num jumento chegava mais rapido! hehe

mas independente da questao cultural x coinciencia, prefiro 1000 vezes pagar conta pela internet do que mandar cheque..

Anônimo disse...

poxa?!áí nos bancos não tem fila ?! como assim? o q eles fizeram para resolver esse problema :S

abs

Dudu

Jack disse...

Mas olha, aqui não há necessidade de fila em banco. O problema é que tendo 10 guichês para os caixas, apenas 2 ficam ocupados. Aí a fila é criada. Se os 10 funcionassem, banco seria uma maravilha. Fora as pessoas que vão no caixa fazer coisa possível de se fazer no ATM.

Mas o Brasil é 3o mundo. Isso é fato. Poderíamos ser uma grande potência, mas falta caráter.

Ozonetat disse...

"Mas o Brasil é 3o mundo. Isso é fato. Poderíamos ser uma grande potência, mas falta caráter."

é exatamente isso...

tem terra sobrando, mar sobrando, petroleo pra todo lado, nao tem grandes desastres naturais, nao tem problema de ameaca terrorista externa... tinha tudo pra ser um bom lugar pra se viver... mas as pessoas conseguem estragar tudo..

Anônimo disse...

Realmente temos tudo sobrando e eu reclamo muito da situação sócio-política brasileira, porém se aqui fosse as mil maravilhas tb teria o revés de começar a ter todos esses problemas enumerados como terrorismo, imigração. Enfim, é uma situação um tanto quanto capciosa. E essa questão infelizmente não vai se resolver pq temos a grande potência de força na mão de pessoas sem consciência enquanto temos poucos inteligentes e oradores que manobram essa força como um teatro de marionetes. Enfin, c´est le fabuleux Brèsil, aimez-vous ou laissez-vous ...