segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Comentários sobre a crise americana

O mundo todo está de olho nos estados unidos e na crise financeira que se implantou aqui. Por estar morando aqui, as pessoas me perguntam: e ai como está a crise ai? Ta feia a coisa ai né? Outros mais engraçadinhos ja dizem: Po, foi só tu chegar ai e já começou uma crise mundial!

Primeiramente gostaria de dizer que a culpa nao é minha. Sério, tenho provas e testemunham a meu favor e comprovam que nao tenho nenhuma culpa com relaçao a essa crise. Mas que crise é essa? onde ela começou? Queria expor minha opiniao sobre a crise e minha visao disso tudo.

Ao meu ver a crise começou assim:

Alguem quis comprar uma casa. Foi ao banco , que estava cheio de dinheiro, e viu que o juros para a casa propria era uma mixaria, bem pequeno. Foi e comprou o seu sonho americano: uma de 100 mil para pagar em 20 anos.

Dez anos depois ele resolveu pegar um novo emprestimo no banco e deu sua casa como garantia, a famosa hipoteca. Como se passaram 10 anos sua casa agora vale 200 mil. Entao ele pegou os 200 mil e fez oq? comprou mais 2 casas de 100 mil, fez uma reforminha e botou a venda por 150 mil cada.

Agora pense alguns milhares de pessoas fazendo isso no mesmo periodo de tempo. Agora "todo mundo" tem casa e mais duas para vender, mas vender para quem? Logo o preco da casa abaixa, abaixa, abaixa e logo as pessoas nao conseguem mais vender pelo valor que pegaram de hipoteca. Entao o banco toma as casas, mas a casa que foi hipotacada por 200 mil agora vale 80 mil! Ferro no banco. Imagine milhares de pessoas devolvendo casa (algo que ninguem quer comprar) por um valor abaixo do que foi emprestado. Assim os bancos quebram fácil.

Para complicar mais ainda, esses banco pegaram esses papéis e venderam no mercado exterior, algo como: eu tenho 1000 pessoas que ainda tem uns 20 milhoes para me pagar, quem quer fazer negócios comigo, com base na garatia dessas 1000 pessoas? Assim os bancos se ferraram e ferraram o mercado internacional.

Para complicar, temos uma alta do valor do combustivel, que quase triplicou em algumas regioes em menos de um ano. E gasolina aqui é o sangue da america.

O que vejo de situaçao aqui é: quase nada mudou. Crise americana nao é igual crise no brasil que aumenta a pobreza em x por cento nao. Aqui em crise o pai so compra 1 jogo de video game para o filho por mes , ao invés de um jogo para cada video game que ele tem. É claro que quando soa um alarme de crise rola um "vamos segurar para ver no que dá". É isso que diminui as vendas. obviamente que se as pessoas segurarem por muito tempo a producao cai, ai pode ser que venhamos a sentir mais na pele a crise. Mas aqui na minha regiao, nao senti muita diferença não.

O que realmente vejo é MUITA especulaçao e falta de informaçao e muita gente querendo gritar "vai quebrar, 1929 voltou!" mas por desepero mesmo, pois absolutamente ninguem pode afirmar uma coisa dessas. Por exemplo, esse é o terceiro Bail Out (governo dando dinheiro para segurar instituiçoes) em menos de 15 anos nos EUA. O que acontece é que o mundo está cada vez mais ligado entao quando puxa um fio toda a teia treme, normal.

Pense comigo com a queda da bolsa recente no mundo, muita gente perdeu dinheiro, mas muita gente vai ganhar daqui para frente. Quanta gente ganhou dinheiro da noite para o dia com o aumento do dolar.

Cuidado com os profetas do apocalipse de plantao por ai. Por exemplo, passou no fantástico uma reportagem de uma familia americana que estava morando em trailer. Ai voce pensa, caramba a coisa tá feia. Só que se prestarem atencao bem na reportagem a familia mora em trailer tem 6 anos! Onde neeem se falava de crise. Fiquem espertos. Tem muita gente lucrando com essa situacao, apenas um alarme falso faz bolsas cairem e bolsas subirem. Nem tudo o que se diz é verdade.

No demais, realmente a economia mundial está passando por uma prova. Vamos ver quantas questoes ela acerta.

Eduardo Bottcher , de Muscatine, para o Jornal nacional

Boua noite (estilo william bonner).

2 comentários:

Apoena disse...

Muito Bom! Até agora, a sua explicação foi a melhor e mais fácil de entender... Hehehe... Abraços, Popó...

Mas ainda acho que a culpa é sua... :p

Eduardo Bottcher disse...

heheheh, tenho tentado ajudar a economia , comprando o maximo que posso, mas nao foi suficiente, :p , preciso de fundos para continuar comprando, me ajudem, vamos salvar a economia.