quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Enfim: College!

Após quase um ano de espera e contatos, finalmente consegui realizar mais um sonho: voltar a dar aulas. Para quem me conhece eu sempre dei aulas em faculdades no Brasil e é algo que faço unicamente por amor a educação, muito mais do que dinheiro ou "fama", estar em contato com pessoas e fazer amizades e passar um pouco do pouco conhecimento que tenho é uma grande paixão para mim. Quem nunca ouviu uma frase clássica minha: "O dataset é uma alcatéia de datatables" (em homenagem a Tat, que rola de rir qdo lembra disso :) ).

Bem, eis que agora estou aqui nos eua e desde que cheguei nao pude dar aulas, quase um ano, ja estava agoniado. Mas isso é passado pois hoje estou dando aula no College da cidade, uma alegria sem precedentes! Entao a partir de agora terei muita coisa para falar da vida academica na terra do tio sam, tenho certeza que voces tem muita curiosidade e eu também, afinal nunca fui aluno de college aqui, ja começei a carreira no lado de lá da mesa. Eu adoro pular etapas, hehehe.

Em principio posso dizer que tudo é MUITO diferente. Desde a organização até a infraestrutura do campus, e olha que é o campus de uma cidade pequena. Infelizmente tenho que admitir que nao vi nenhuma faculdade no Brasil que tivesse a mesma infra -estrutura e organização que o College aqui. Cada sala tem um projetor ligado ao micro do professor. 15 alunos por micro? Jamais! um aluno por micro e com espaço. Eu recebi um livro para lecionar, e mesmo assim tem um livro igual ao lado do meu micro para o caso de eu esqueçer. Quadro branco de ponta a ponta da parede. Biblioteca integrada com outras bibliotecas de outros campus e do proprio sistema de bibliotecas da cidade e região.

Isso sao apenas alguns pontos que posso dizer de novidade. Outra coisa diferente é a relaçao aluno x professor. Aqui nao tem tapinha nas costas, "coé professô ta muito dificil essa prova", "ai mestre , dá p liberar mais cedo hoje nao, vai ter jogo 9:30 e se eu nao pegar a minha van das 7:15 nao chego em casa antes de 10:30 para ver o segundo tempo, libera aê". Todos me chamam de Mr. Bottcher. Particularmente eu nao gosto de subir um degrau acima e vestir a fantasia de professor, eu me vejo como alguem igual a quem esta assistindo minha aula, apenas com o papel de transferir e facilitar o aprendizado , mas nada. Claro que tem gente que tem a tendencia a misturar as coisas, entao temos que tomar alguns cuidados enquanto estamos a frente , mas só isso. Mas aqui , pelo que tenho sentido aluno é aluno , professor é professor, e eles sao bem distantes.

Engraçado foi o primeiro dia. Eu estava tão nervoso, tão nervoso. Também, aula em ingles, em outro pais, num sistema que eu nunca participei como aluno , nao sei como funcionam coisas como "liberar mais cedo", "preencher pauta", "primeira aula nunca tem nada". Fiquei me perguntando qual a cultura para esses habitos academicos aqui? Nesse ponto os alunos foram muito gente fina comigo pois me deram a maior força e falaram para eu relaxar e tudo mais. Muito legal. Nesse periodo sao 3 aulas por semana de uma hora. Aos 30 minutos da primeira aula, rolou um silencio de 30 segundos e alguem perguntou: Mas prof. como é o Brasil? Pronto , os proximos 30 minutos foi desbravando terras desconhecidas para aqueles que em sua maioria nao sairam do Midwest americano. Ai ja pude me soltar , fazer gracinha, piadinha (ninguem riu) e quebrar aquela barreira interpessoal.

Bem, ao final daquele primeiro dia os alunos poderiam dizer: tive aula com um maluco que veio de um tal de Brasil, e eu posso dizer agora : Ja dei aula em um college americano.

Mais college em breve.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aeee...
Parabéns!!!
Se continuar assim, Brasil só a passeio, né?

Boa sorte ai Mr. Bottech

Iris

Apoena disse...

Hehehe... Vc tinha que ter gravado a aula... :p

OOO inveja... :/ Mas torço sempre pela sua vitória e superação... Pena que está difícil eu estão aí com vc vivenciando essas glórias...

Eduardo Bottcher disse...

Dificil nada Popó, ano que vem tu vai estar aqui vivenciando a disney companheiro!!

Tu é que faz falta aqui meu amigo!